O que é a biomedicina?
- Laura Cruz
- 27 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jan. de 2022
Uma profissão de bastidores, mas com grande importância na sociedade. Neste blog será abordado pots referentes a profissão, as disciplinas que ele abrange, além das suas diversas oportunidades.

"Ser Biomédico é enxergar que por trás de cada amostra biológica, exame de imagem, procedimento estético ou pesquisas, existem histórias de dor, alegria e lutas do dia a dia."
Kaique Cesar
A biomedicina é uma profissão voltadas a diversas, lidando com estudo de doenças, suas causas, diagnostico e possíveis tratamento, ajudando a contribuir na prevenção de diversas epidemias, contribuindo no desenvolvimento de vacinas e soros. A biomedicina abrange uma vasta quantidade de especializações, sendo no total 37 habilitações, na qual a maior parte delas são na área de docência e pesquisa.
O profissional biomédico se difere do médico, pois enquanto o médico possui um conhecimento de como lidar com o paciente de forma direta, no diagnostico, prevenção ou tratamento, o biomédico não terá esse contato, trabalhando apenas com a amostra do paciente, o trabalho de ambas são necessários para um diagnostico eficaz.
Há diversas areas na biomedicina voltadas ao laboratório, mas possui também a area de estética e imagenologia, como também, a de analise bromatologica (alimentos). Além disso, o biomédico pode trabalhar em hospitais e clinicas.
A historia da biomedicina
A biomedicina surgiu inicialmente em 1966, com intuito de formar docentes para disciplinas básicas da graduação de medicina e odontologia, pois os profissionais destas areas não queriam trabalhar na area mais ampla das disciplinas, e sim nas mais especificas.
A primeira turma deste curso, teve uma grande quantidade de concluintes, fazendo com que surgisse muitos formados nesta área. Porém, o curso ainda não era regulamentado, isso causava um indignação para esses profissionais, pois não tinham espaço no mercado de trabalho.
Essa indignação fez com que os profissionais biomédicos, fossem a Brasilia unindo-se a faculdade de filosofia, ciência e letra do barão de Mauá, a Universidade de Santo Amaro (UNISA), universidade de Mogi das cruzes e Universidade federal de Pernambuco (UFPE), também teve o apoio de biomédicos que estavam juntos aos órgãos governamentais (Ministérios da Educação e Trabalho, câmara de deputados e senado federal).
Essa união culminou na exposição interministerial (Saúde, trabalho e educação), elaborando um projeto de Lei nº 1660/75, que teve a participação de formados, acadêmicos e instituições de Biomedicina, logo após substituída no senado pela 101/77, através do senador Jarbas Passarinho, que não só regulamentou a biomedicina, como também a biologia.
Areas de atuação do biomédico
Análises clínicas: realização de análises clínicas, emissão de laudos e gestão de procedimentos
Análises ambientais: realização de análises voltadas ao saneamento do meio ambiente
Indústrias: elaboração de soros e reagentes para indústrias da área
Análises bromatológicas: análises relacionadas à contaminação de alimentos
Biologia molecular: coleta e análise de materiais, com emissão de laudo
Genética: pesquisas relativas à genética; o biomédico fica responsável pela coleta de materiais e pode atuar em conjunto com outros profissionais ou diretamente com o paciente
Reprodução humana: análise e manipulação de materiais relacionados à reprodução humana
Citologia oncótica: tem responsabilidade técnica sobre análises de materiais associados ao colo do útero
Banco de sangue: o biomédico pode ser encarregado por toda a manipulação de materiais coletados; no entanto, a coleta de sangue será sempre de incumbência do médico
Imagenologia: ampla oportunidade de atuação, desde realização de pesquisas relacionadas à área de exames de imagem, até a operação de equipamentos; a emissão de laudos é de responsabilidade dos médicos.
Referências Bibliográficas
(história da biomedicina) https://cfbm.gov.br/o-que-fazemos/historia-da-biomedicina/
(Biomedicina, áreas de atuação) https://ead.pucpr.br/blog/o-que-faz-biomedico
Comments